Natação, Running e Fitness – o que vestir
Natação, Running e Fitness – o que vestir

Quando praticamos desporto, escolher corretamente a roupa e o calçado que devemos utilizar pode ser uma dor de cabeça, dado o elevado número de modalidades praticáveis que exigem uma indumentária específica.
Para te ajudar, a Virgin Active partilha alguns conselhos e informação útil sobre as 3 modalidades mais praticadas – natação, running e fitness – permitindo-te saber que roupa e calçado deves utilizar em cada momento.

 

 

Natação
São três as peças de vestuário essenciais para praticar natação: fato de banho, touca e óculos. Existem muitas marcas e modelos mas o melhor é escolher aquelas que sejam mais cómodas.
- Escolhe um fato de banho (de 1 só peça) de lycra ou de teflón, pois corta e reduz a resistência com a água e evita a possibilidade de se perder a parte superior (caso seja um biquíni).
No que diz respeito aos óculos, costumam ser de silicone, ainda que o ideal seja optar por uns óculos com lentes polarizadas já que oferecem uma melhor visibilidade.
Finalmente a touca, podes escolher de látex, lycra ou silicone. Estas últimas adaptam-se melhor, a resistência à água é menor e são mais duradouras.

 

 

Running
Dizem que o running é o desporto mais económico. Ainda assim, nunca é demais investir em roupa desportiva como camisolas, calças e, o mais importante, ténis. Entre as primeiras destacam-se as camisolas técnicas, com respiradores para o suor. As calças devem ser confortáveis e com costuras planas, evitando assim as roçaduras.
No que diz respeito aos ténis, a gama é ampla e diversa, tanto em modelos como em marcas, estilo e preços. O ideal é passar por uma loja especializada e receber aconselhamento tendo em conta a nossa pisada, que pode ser neutra, pronadora ou supinadora. No entanto, convém que sejam leves, alguns pesam menos de 200 gramas, com poucos revestimentos e que tenham a sola adequada. Tem em conta que os ténis de running poderão servir para fitness.
A última tendência são os ténis minimalistas muito ligeiros e com pouca sola.
Os especialistas recomendam correr com ténis de solas muito finas e com menos amortização já que afirmam que o nosso pé esta desenhado para correr sem nenhum tipo de calçado desportivo.

 

 

Fitness
Tal como no running, em fitness o ideal é utilizar roupa cómoda e transpirável e evitar usar peças de algodão que impedem que a pele transpire e absorvem o suor. Como consequência, teremos peças pesadas e causadoras de um arrefecimento entre exercícios.
A roupa desportiva que utilizares em fitness, variará em função da atividade que realizares: bicicleta, máquinas, aulas de grupo, … Se o que gostas é de bicicleta, o ideal será utilizar peças de lycra e calçado específico para ciclismo, de sola dura. Se praticas atividades como Zumba, Body Combat ou Military Training, os ténis devem ser leves e com sola preparada para dar saltos e voltas.

 

 

Conselhos
Independentemente do exercício que pratiques, não deves utilizar peças muito apertadas que impeçam uma correta circulação do sangue.
Evita agasalhar-te demasiado, sobretudo nas estações mais quentes, podes sofrer de desidratação. Suar mais não implica queimar mais calorias.
Não te maquilhes antes de fazer exercício, porque a pele não transpira como deve ser quando estamos a realizar qualquer atividade física e suamos.
E por último, é aconselhável que leves uma toalha de tamanho médio e uma garrafa de água ou de alguma bebida hidratante quando praticas qualquer tipo de desporto.

 


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.