Dia Mundial do Pão
Dia Mundial do Pão

7 Razões para incluíres pão na alimentação diária

 

 

Baixo valor energético em comparação com os seus substitutos
Uma fatia de pão de 50g contêm cerca de 135 kcal com apenas 1g de açúcares, enquanto 6 bolachas do tipo maria contêm cerca de 150 kcal e 8g de açúcares. O pão é rico em hidratos de carbono complexos, levando a uma maior sensação de saciedade, e pobre em açúcares e gorduras, dada a simplicidade dos ingredientes e método de confeção utilizado.

 

 

Fonte de fibras alimentares
O pão integral, de mistura, com centeio e outros cereais, ao contrário do pão proveniente de farinhas mais refinadas (como por exemplo o pão branco) são os que apresentam maior teor em fibra, auxiliando a regulação do trânsito intestinal e a diminuição de absorção de colesterol. Quando enquadrados numa refeição como o pequeno-almoço, podem ajudar a controlar o apetite e a ingestão energética ao longo do dia.

 

 

Fonte de vitaminas e minerais
Essencialmente vitaminas do complexo B – B1, B2, B3 e B6) e minerais como o fósforo, o magnésio, o selénio e o potássio que são essenciais ao organismo. As variedades com maior teor de fibra (integral, mistura, centeio e cereais) são as que apresentam maior teor de vitaminas e minerais.

 

 

Tem um custo mais baixo e menos teor de sal, comparativamente com a maioria dos seus “substitutos” (bolachas, biscoitos, bolos, croissants, entre outros).

 

 

Está ao alcance de grande parte da população, uma vez que podemos encontrar a sua oferta desde a pequena padaria até às grandes superfícies, havendo também a possibilidade de fazer o pão em casa.

 

 

Apresenta grande variedade de escolha
Além do típico pão branco podem encontrar-se outras variedades como o pão integral, de centeio, de mistura, de sementes, entre outras possibilidades, o que torna o seu consumo tudo menos monótono.

 

 

Prático para consumo em qualquer lugar e em qualquer altura do dia
É simples de transportar e requer apenas que se mantenha em ambiente seco, fresco, não estando em contacto com a luz solar (a menos que os ingredientes que acompanham o pão necessitem de um outro tipo de armazenamento).

 

 


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.