Momento aperitivo
Momento aperitivo

Com a chegada do verão, o calor e as férias é natural que tenhamos uma vida social mais agitada. O aperitivo é uma comida ligeira, mas muitas vezes pela variedade e quantidade dos pratos pode passar a ser uma refeição principal. Recorrentemente pode resultar numa refeição mais pesada e incluir alimentos pouco saudáveis, com excesso de gordura. Graciela Moreira, especialista em nutrição e cozinha da PronoKal Group, dá-nos algumas dicas para sobreviver ao aperitivo sem cometer excessos.

 


Diz não a…
Batatas fritas de pacote ou pré-fritas, as grandes protagonistas do aperitivo, têm excesso de gordura e sal.
Croquetes - fornecem muitas calorias devido ao molho bechamel e à gordura da fritura.
Azeitonas - são boas pelo ácido oleico que fornecem, mas cuidado com o sal, é preciso ser prudente na quantidade consumida, sendo que idealmente não deveria ultrapassar as cinco unidades. As azeitonas recheadas têm mais calorias dependendo do recheio (anchovas, pimento, presunto, frutos secos, etc.).

 


Diz sim a…
Aperitivos saudáveis. As tapas ou aperitivos que têm como ingredientes principais os vegetais, os peixes e mariscos com baixo teor de gordura são os mais aconselhados. Os aperitivos que têm vegetais fornecem antioxidantes, os que têm peixes azuis como o salmão, a anchova e o atum dão-nos o ómega 3, tão benéfico para a nossa saúde, e os mexilhões fornecem uma boa porção de ferro. Exemplos: gaspacho, espetadas com vegetais, peixe, frango ou mariscos, vegetais salteados, pimentos recheados, legumes grelhados, guacamole e camarão, polvo galego etc.
Chips de vegetais, a melhor opção. Os chips de vegetais são uma opção muito saudável à hora do aperitivo e se os prepararmos em casa tanto melhor. Pode ser utilizada cenoura, beterraba, rabanete, abobrinha, nabo, etc.
Molhos saudáveis. O humus e o guacamole dos molhos mais ricos, nutritivos e versáteis, pelo que se aconselham para preparar as tapas, a acompanhar crudités de verduras ou chips de vegetais. O humus é confecionado com grão-de-bico, leguminosas que fornecem fibra e hidratos de carbono de absorção lenta, azeite de oliva, gorduras de boa qualidade e alho, com o seu efeito antioxidante, entre outros ingredientes. O guacamole é confecionado com abacate, rico em ácido oleico, que ajuda a regular o colesterol, e tomate, cebola, limão e coentros que fornecem antioxidantes e fibra.

 

Por: Graciela Moreira, PronoKal Group


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