Elimina o mau hálito
Elimina o mau hálito

O mau hálito é causado por alguns fatores, dos quais alguns externos como a alimentação, tabaco, bebidas, ou internos que estão ligados à higiene oral e podem afetar o corpo de forma sistémica.

 


Em primeiro lugar, e provavelmente o de associação mais fácil, temos a alimentação. É o tipo de mau hálito proveniente de alimentos como alho, cebola, café, etc., que podem ser eliminados com a escovagem dos dentes ou uma pastilha elástica sem açúcar. Para além destes alimentos temos também o tabaco, que é um dos principais responsáveis pelo mau odor na boca.

 


Outra das origens mais comuns de mau hálito deve-se a uma má higiene oral, isto porque quando não temos uma correta higiene deixamos acumular bactérias na cavidade oral. Restos de alimentos e placa bacteriana acumulam entre os dentes e acabam por ser deteriorados pelas bactérias libertando gases que causam mau hálito. Estas bactérias causam inflamação gengival, a que chamamos gengivite, mais tarde, se não for tratada, esta pode progredir para a uma doença da cavidade oral chamada doença periodontal.

 


A doença periodontal afeta os tecidos de suporte dos dentes e pode levar à perda dos mesmos se não for controlada!Isto pode ser travado se apanhado cedo pelo seu dentista ou higienista oral.Por isso é que também é tão importante a utilização do fio dentário para completa eliminação destas bactérias.

 


O mau hálito pode advir da desidratação, isto porque com a desidratação vem também a boca seca que significa menor produção de saliva. A saliva é um antibacteriano natural, significando isto que é a maneira da cavidade oral combater as bactérias. Por isso não te esqueças de beber bastante água várias vezes ao dia!

 


Diversos problemas de saúde geral podem estar relacionados com o mau hálito, como por exemplo um hálito frutado, pode estar associado à diabetes; um cheiro amoníaco pode estar associado a problemas renais;infeções do trato respiratório como constipações, bronquite, sinusite podem ser também causa de mau hálito. É importante eliminar primeiro qualquer problema de saúde oral com seu dentista antes de partir para outra ajuda médica especializada.
Se o mau hálito continuar mesmo não havendo qualquer problema dentário, recomendamos que visites um otorrinolaringologista, para verificar se tens algum problema nos seios frontais e peri-nasais, e um gastroenterologista para garantir que está tudo bem com o sistema digestivo.

 


Algumas dicas para evitar o mau hálito passam por:
Um check-up regular no dentista, para garantir que manténs as gengivas saudáveis, que os tratamentos dentários estão bem adaptados para que não haja acumulação de placa bacteriana e lesões de cárie.

 


Antes da escovagem dos dentes deves passar o fio dentário, uma vez por dia pelo menos. A escovagem dos dentes elimina apenas bactérias em 60% da superfície dos mesmos, daí a importância de utilizar o fio dentário. Após a escovagem deves também lavar a língua, ou com a escova de dentes ou com um raspador de língua.

 


Visita já o teu dentista ou higienista, os profissionais de saúde oral em Portugal são certificados e todos podem ajudar-te e aconselhar-te a combater o mau hálito e problemas orais!

 


Dr. Miguel Stanley – Médico Dentista


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.