New Smile
New Smile

No dia mundial do sorriso revelamos um dos segredos para conseguires sorrir sem medo. Curiosa?

 

 

A injeção com toxina botulínica (comercialmente conhecido como Botox) é atualmente o procedimento estético mais realizado no Mundo.
Ao infiltrarmos pequenas quantidades de Botox, conseguimos uma aparência mais jovem, atenuando as rugas. O segredo está na injecção de doses mínimas no sitio certo para que a expressão facial fique natural. Este tratamento tem ainda um efeito preventivo, uma vez que inibe o aparecimento de novas linhas dinâmicas ao suavizar as que já existem e fazendo com que ocorra uma maior produção de colagénio, levando a que o rosto fique com rugas quase impercetíveis e um aspecto mais saudável.
Normalmente ao repetirmos o tratamento, as doses (unidades) necessárias vão sendo cada vez menores e mais espaçadas no tempo.
Alem destas aplicações puramente estéticas, na Medicina Dentária existem já vários artigos científicos que comprovam que podemos aplicar este injetável em casos de:

 

 

Problemas na articulação temporo-mandibular (ATM) tais como: dores na região junto ao ouvido, dificuldade em abrir a boca, estalidos e cansaço muscular ao mastigar, principalmente coisas rijas. A injecção é aplicada nos músculos da mastigação para que estes não contraiam demasiado, melhorando os sinais e sintomas deste distúrbio temporo mandibular.

 

 

Bruxismo: significa ranger ou apertar os dentes, ficando estes com desgaste muito acentuado, levando muitas vezes à fractura de coroas ou até de dentes saudáveis. Ao relaxarmos os músculos que apertam, conseguimos diminuir esta para-função que é o bruxismo, protegendo desta forma os dentes e articulações.

 

 


Espasmos/ Trismus: não são mais que fortes contracções de um grupo de músculos, ao injetarmos o Botox iremos fazer com que estes mesmos músculos relaxem e a função volte ao normal.

 

 

Sorriso gengival: existem sorrisos que são muito inestéticos pois ao sorrir mostram demasiado a gengiva, isto não é mais do que uma contração excessiva do músculo que levanta o lábio superior, puxando o lábio para cima, relaxando este mesmo músculo com a toxina botulínica, o lábio deixa de subir tanto, o sorriso fica mais harmonioso e sem mostrar tanto a gengiva.

 

 

Assimetria facial ( sorriso assimétrico): existem sorrisos que não são simétricos, o lábio levanta muito mais de um lado do que do outro, mais uma indicação onde a toxina botulínica produz, de forma efectiva uma simetria facial.

 

 

Nevralgia do Trigémeo: Os estudos mais recentes demonstraram que as injecções de toxina em pontos chave melhoram a condição dos pacientes com nevralgia do trigémeo, quer ao nível da dor quer ao nível da ocorrência de novos episódios de nevralgia.

 

 

“Código de barras” (Rugas junto aos lábios): Estas rugas que aparecem muito em fumadores, têm origem na contracção em excesso do musculo que rodeia os lábios (músculo orbicular), injetando neste mesmo músculo as unidades necessárias, estas rugas são atenuadas e o sorriso passa a ter um aspecto mais jovem.

 

 

As aplicações da toxina botulínica nestas indicações têm vindo a demonstrar resultados muito satisfatórios quer a nível estético quer a nível terapêutico.

 

 

Por: Dra. Alexandra Marques, Médica Dentista na MD Clinica


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.