Vantagens do copo menstrual
Vantagens do copo menstrual

A Ginecologista e Obstreta Alexandrina Mendes, fala sobre as principais vantagens do uso do Copo Menstrual. Segundo a ginecologista, o uso deste objeto pode revolucionar a higiene íntima feminina e contribuir para que as mulheres possam estar mais à vontade com o manuseamento do seu corpo.

 


Quais as vantagens da utilização do copo menstrual e os seus benefícios?
A utilização do copo menstrual representa uma excelente alternativa aos métodos de higiene utilizados pelas mulheres até há bem pouco tempo, e tem inúmeras vantagens, entre elas:
- Comodidade, porque pode ser usado até 12 horas sem complicações descritas;
- Muito higiénico, embora haja mulheres que não gostam de manusear o seu sangue e possam achar menos higiénico, está associado a menos odor quando comparado com pensos higiénicos ou tampões, e é muito fácil de lavar;
- Muito prático porque só temos que transportar um copo e não uma caixa de pensos ou tampões, e não temos problemas com a eliminação do sangue menstrual;
- O preço acaba por compensar a longo prazo.

 


Em que condições é mais benéfica a utilização do copo menstrual?
Não há nenhuma condição em particular que seja mais benéfica para o uso do copo, mas considero que a sua utilização poderá contribuir para que muitas mulheres possam estar mais à vontade na manipulação dos seus genitais, e nas mulheres com hemorragias uterinas anómalas poderemos conseguir quantificar melhor as suas perdas.

 

Pode ser utilizado por todas as mulheres?
As mulheres que tenham algum grau de prolapso de órgãos pélvicos - a vagina e os órgãos adjacentes saem da sua normal posição por fraqueza ou flacidez dos tecidos de suporte da região pélvica - poderão não conseguir utilizar o copo por isso considero que estas mulheres não sejam candidatas à sua utilização.

 


Há uma maior procura de informação sobre a utilização do copo menstrual?
Não há muitas mulheres a solicitar informação sobre os copos menstruais, mas eu própria tenho sugerido a algumas pacientes a sua utilização com resultados positivos.

 

O copo menstrual pode de facto revolucionar a higiene íntima feminina?
Acredito que este método poderá revolucionar a higiene íntima das mulheres, mas é importante que o desconforto que muitas mulheres demonstram no manuseamento do seu sangue menstrual seja trabalhado.

 

 

Entrevista pela Pegada Verde (http://www.pegada-verde.pt), empresa representante da marca finlandesa Lunette (http://www.lunette.pt/) em Portugal


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.