O que não sabemos sobre Sushi
O que não sabemos sobre Sushi

As perguntas sobre sushi que todos queremos ver respondidas. Se és fã desta iguaria nipónica, mas tens algumas dúvidas não deixes de ler a próxima entrevista ao Chef Rui Santos

 

 


Será que o sushi faz realmente bem? O princípio do sushi une peixe e arroz, dois alimentos saudáveis, logo, desde que devidamente preparado, é uma óptima alternativa para uma dieta saudável.

 



É um bom aliado nas dietas? Como qualquer comida, o sushi deve ser sempre integrado numa alimentação variada, embora contenha hidratos de carbono, presentes no arroz, tudo o resto é pouco cozinhado e com baixo teor calórico. No entanto, deve existir um cuidado redobrado na ingestão de rolinhos com toque ocidental. Ou seja, as invenções com fritos e molhos (como a maionese ou o queijo philadelphia) devem ser evitadas. De resto, a comida japonesa, no geral, está entre as melhores para quem quer estar em forma. Os rolinhos de peixe e legumes, o Sashimi, o Temaki, só com recheio de peixe, ou a sopa miso são óptimas opções para não desgraçar a dieta.

 



Porque é que as grávidas devem evitar comer sushi durante a gestação? Apesar de não existirem estudos conclusivos acerca do tema, alguns parasitas só são eliminados dos alimentos quando estes são cozinhados de forma completa pelo que, e para evitar complicações, se desaconselha o consumo por grávidas. Ainda assim, habitualmente os restaurantes de sushi oferecem opções mais aconselháveis como as massas, os pratos de carne estufada ou as Tempuras de legumes.

 



Podemos ficar doentes se ingerirmos muito sushi? É muito raro, mas o nível de mercúrio, presente em alguns peixes pode causar algumas complicações, sim. Outro problema principal recai não tanto no sushi, mas sim no molho de soja, pois contém um alto teor de sódio. Desta forma, deve ser consumido de forma moderada.

 



Quais os perigos do sushi mal confeccionado? Para se comer sushi com segurança existem regras imprescindíveis na sua preparação, logo, caso isso não aconteça, as intoxicações alimentares são a consequência mais provável.

 



Comer peixe cru é o mesmo que comer carne crua? Não. As bactérias e parasitas normalmente encontrados na carne são mais perigosos que os encontrados no peixe. Por isso, é mais seguro comer peixe cru.

 

 

Respostas Chefe Rui Santos- Restaurante Wasabi


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.