Sopa de cação à alentejana
Sopa de cação à alentejana

Só o título já nos deixa água na boca. Esta semana a nossa receita tipicamente portuguesa nasceu no sul do país

 

Preparação da receita:

 


Ingredientes
2 postas de cação
1 litro de água
50 ml de azeite
1 colher de chá de pimentão doce
4 dentes de alho
1 molho de coentros
2 colheres de sopa de farinha
Pimenta (a gosto)
1 folha de louro
1 cebola pequena
Pão (a gosto)
Sal (a gosto)

 

Preparação

Passo 1

Coloca o cação numa tigela e tempera com azeite, alhos picados, pimenta, pimentão doce, coentros picados e louro. Deixa marinar cerca de 30 minutos.

 


Passo 2
Coloca a água temperada com uma cebola descascada e sal num tacho e leva a ferver em lume alto. Quando começar a ferver, reduz para lume médio-baixo e adiciona as postas de cação juntamente com a marinada. Deixa cozer cerca de 10 minutos.

 


Passo 3
Quando o cação estiver cozido, retira-o com uma escumadeira para uma taça. Retira as espinhas ao peixe e reserva. Retira também a cebola e o louro.

 


Passo 4
Adiciona a farinha peneirada à água de cozer o cação, mexe com uma colher de pau e leva o tacho a lume brando até o caldo engrossar ligeiramente; cerca de 3 a 4 minutos.

 


Passo 5
Desliga o lume, coloca novamente o cação na panela e deixa repousar cerca de 5 minutos.

 


Passo 6
Serve a sopa de cação com pequenos pedaços de pão (a forma tradicional de servir é com os pedaços de pão dentro da sopa).

 

 

Link da receita:
http://www.foodfromportugal.com/pt-pt/recipe/sopa-cacao-alentejana/


Bom apetite!


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.