Atenção no trabalho
Atenção no trabalho

Errar é humano mas, é preciso ter em atenção se os erros que cometes, não são constantes e fazem de ti uma má profissional.

 

 

A política da empresa
Todas as empresas têm o seu comportamento corporativo. Compreende-lo e respeitá-lo é, uma das mais-valias para se crescer dentro do local de trabalho. Se não te estás a adaptar às novas regras, e não estás a fazer nada para mudar o comportamento, estás a colocar em causa o teu lugar. As tuas atitudes são distintas dos outros trabalhadores, logo irás chamar a atenção dos chefes, e pela negativa.

 


Sempre na defensiva
Não reconhecer que se errou é, uma atitude muito mal vista pelos patrões. Se estás sempre a atribuir um dos teus erros a um colega é, sinal de muito pouca maturidade e profissionalismo.

 


O mínimo
Apresentas apenas os trabalhos que te são pedidos, e nada mais além disso. Para ti pode ser o suficiente, mas para os teus superiores não é assim tão positivo. Ser pró-ativa e mostrar novas ideias é, uma mais-valia para ganhar mais confiança dentro da empresa e chegar mais longe.

 


Compromissos
Qualquer patrão quer ao seu lado um empregado em quem confia. É importante para eles saberem que se podem ausentar, e que haverá sempre alguém que pode ocupar o seu lugar. Mas se mentes sobre os prazos de entrega, ou chegas atrasada a várias reuniões torna-se difícil para o teu chefe confiar em ti.

 


Vestuário
Veste-te de acordo com o ambiente de trabalho que te rodeia. Se for um ambiente descontraído podes optar por roupas mais descontraídas, mas se for um ambiente mais formal, aplica-te mais na escolha do outfit todas as manhãs. Isto mostra maturidade e que estás pronta para ocupar um cargo mais alto.

 


Pessimista
Ver todas as situações pelo lado negativo, pode afetar de muitas maneiras a tua carreira profissional. Ninguém gosta de alguém com um espirito derrotista, e que vê sempre o pior cenário possível. Ser pessimista no local de trabalho, pode levar a que ninguém queira trabalhar contigo diretamente, ou indiretamente, pois bloqueará muito o trabalho de todos.

 


Ignorar os colegas
Criar uma relação cordial com as pessoas que trabalham à tua volta é fundamental. Sê educada e simpática para com todos os colegas, conseguiras chegar mais longe se todos simpatizarem contigo.

 


E-mail
A maneira como escreves os e-mails, também pode ser decisiva para o teu futuro na empresa. Começa e termina sempre da forma mais educada possível, é muito importante para que recebe o e-mail, sentir que está alguém simpático do outro lado.

 


Uma longa hora de pausa
Fazer uma pequena paragem durante o dia de trabalho é ótimo. Mas parar sempre que algum colega vai beber café, não é muito produtivo para o trabalho, nem para a empresa. Evita fazer muitas pausas, e deixar o trabalho atrasar. Os teus chefes podem despedir-te por não estares a fazer o que te compete, dentro das horas estipuladas.

 


Sem opinião
A tua postura é sempre muito reservada, não gostas de dar a opinião e nas reuniões não tens nada a acrescentar. Essa atitude é comoda para ti, mas para os teus chefes não é a melhor. Por norma as pessoas bem-sucedidas têm opiniões fortes e sustentadas. Despoletar uma discussão não é mau sinal, se for com boas intenções até pode dar origem a uma grande ideia de trabalho.

 


Fora de horas
Ter por hábito chegar atrasada é sempre péssimo para a carreira. Tenta ser pontual, para que não reparem em ti pelas piores razões.

 


Falar muito
Conversar no trabalho é ótimo, torna o ambiente mais leve e mais acolhedor. Mas atenção existem momentos em que é importante focares-te apenas no trabalho. Falar de mais pode ser muito incómodo às vezes, atrapalha a concentração e a produtividade da equipa. Conversa, mas para na hora certa.

 


Ignorar os e-mails
Não ignores as mensagens de correio eletrónico que te enviam. Irás passar a impressão errada, e a tua carreira pode ter consequências menos boa.

 


Boa educação
Podes ser uma trabalhadora excelente, pontual, prática, rápida e muito pró-ativa, mas se a simpatia não fizer parte do teu dia a dia, irá tornar-se muito difícil crescer profissionalmente. Presta a tenção!

 


Networking
Uma rede de contatos sólida é, muito mais importante para a carreira profissional do que possas imaginar. E não falamos só de clientes, os amigos também são contatos com quem deves manter uma boa relação profissional.

 


Feedback
Saber a opinião que os outros têm de ti é, o ponto de partia para tudo. Aceitar as críticas e tentar melhorá-las é, o primeiro passo para o sucesso. Em qualquer profissão.

 


Fonte: Business Insider


SUBIR
x
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, reunir informação estatística da sua navegação e mostrar-lhe conteúdos e publicidade relacionados com as suas preferências. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Pode obter mais informação consultando a nossa política de cookies e condições de utilização.